14 de mar. de 2012

Cidadania para os idosos do Asilo Maria Vieira Bazani

O Centro de Acolhimento Maria Vieira Bazani no Terreirão, recebeu mais uma visita dos jovens da PIB do Recreio, e dessa vez eles tiveram uma grande surpresa: corte de cabelo, manicure, pedicure e outros cuidados para que eles se sintam ainda mais jovens e acolhidos por essa turma que além de carinho, compartilha o cuidado, o amor e a misericórdia. Veja o relato do Dhiego Almeida que participa do grupo e esteve também na última visita. Em seguida, veja as fotos da visita.


Dhiego Almeida
"A oportunidade de voluntariado que a Igreja do Recreio oferece me permitiu uma nova visão da minha comunidade. Moro no Recreio há 4 anos e não conhecia o Centro de Acolhimento Maria Vieira Bazani. Para mim as visitas a este abrigo, que recebe idosos em situação de carência e abandono, têm sido uma atividade incrível. Poder levar àquelas pessoas um pouco de afeto, carinho, atenção e principalmente o amor que Cristo tem por nós me traz uma alegria que eu poucas vezes havia experimentado. Pelos relatos que tenho ouvidos dos idosos e dos funcionários do abrigo, a ação dos jovens da Igreja do Recreio está levando ânimo e alegria para aquele lugar, todavia, essas visitas tem trazido muito mais transformação para minha vida, e acredito que para a vida de todos os participantes. Exercer misericórdia e demonstrar compaixão nos permite enxergar este mundo com a visão de Jesus. E essa visão nos compele a cada vez mais buscar sermos responsáveis pelo nosso entorno. Amar o próximo para mim é isso. É cuidar, é ter compaixão, é ser responsável pelas pessoas que necessitam. É fazer pelos outros o que o nosso misericordioso Deus faz por nós a cada manhã."









11 de mar. de 2012

Mudanças Climáticas - Você está por dentro desse assunto?

Você está por dentro do que ocorre em nosso planeta hoje com as mudanças climáticas? Sabe as causas e os grandes impactos gerados na natureza e na vida de todos os seres vivos? Tem alguma ideia do que precisa ser feito para diminuirmos essas mudanças? Nesta primeira publicação do Ministério Verde assista o filme de apenas 8 minutos e entenda de forma simples e didática o que realmente acontece com o nosso planeta.

3 de mar. de 2012

Ministério da Saúde avalia qualidade dos serviços de saúde no Brasil

O Ministério da Saúde publicou uma pesquisa sobre a qualidade dos serviços prestados na rede pública e mais uma vez o Rio de Janeiro recebe uma nota abaixo do esperado, aliás, recebe a pior nota na comparação com outras metrópoles do Brasil. É lamentável saber que um serviço essencial como esse é prestado da maneira tão irresponsável e sem qualquer impunidade dos administradores públicos. Imagine milhares e milhares de famílias indo aos postos de saúde, hospitais, UPA´s, Clínicas da Família e recebendo serviços tão mal prestados, de qualquer maneira e sem a devida atenção. Com tantos casos de Dengue registrados no Rio de Janeiro, prestes a ter a pior epidemia da história, imagine a dificuldade que a população tem para ser diagnosticada, tratada e curada. Para onde vão os recursos destinados à saúde? Os impostos que pagamos estão sendo bem aplicados? Nós cariocas estamos atentos a esses fatos? Estamos nos preocupando com esses dados?
Pensando pelo lado espiritual, qual seria o papel da Igreja Cidadã diante de um quadro desses? A igreja de Cristo deveria pensar nestas questões? Deveria se envolver? Lutar pelas injustiças que assolam sobre o povo? Se falamos tanto de enfermidade da alma, de doenças do corpo, por que então não tratamos da vida do homem de maneira integral?
O Rio de Janeiro ficou com a nota 4,33 e com o último lugar no ranking brasileiro. Os políticos sempre prometem a cada eleição que eles vão resolver o problema da saúde, sempre falam mal da administração anterior e o quadro que nos apresentam no final de cada 4 anos, é o mesmo, infelizmente.
Eu particularmente acho que todos os administradores públicos, prefeitos, deputados e políticos do alto escalão deveriam utilizar os sistemas públicos de saúde e de educação mas enquanto isso não acontece, como cidadãos do Reino e desta Terra, precisamos promover a justiça entre o povo.

1 de mar. de 2012

Jovens da PIB Recreio visitam um asilo no Terreirão

Cristiane Lins
"Sair da 4 paredes da igreja e fazer diferença na sociedade" é uma frase que temos ouvido muito em nossa igreja nos últimos anos. Mas muitos diante da realidade do dia-a-dia, da correria de suas vidas, não sabem o que fazer para ajudar e nem por onde começar. Um grupo de 36 jovens que estiveram no retiro de carnaval dos jovens, tomaram uma decisão e literalmente saíram das 4 paredes. No final de semana logo após o retiro, fizeram uma visita muito especial a um grupo de idosos que moram em um asilo do Terreirão. A Igreja Cidadã conversou Cristiane Lins, uma das responsáveis pelo projeto e relata como foi esse experiência:

Quando e qual asilo vocês visitaram? A visita foi realizada no dia 25-02 no abrigo de idosos da prefeitura Maria Vieira Bazani na comunidade do Terreirão no Recreio dos Bandeirantes.

Quanto idosos vivem lá? São 34 idosos (25 homens e 9 mulheres) . A grande maioria são ex-moradores de rua. Alguns poucos são deixados por famílias carentes que não tem condições de cuidar deles.

Existe alguma necessidade no asilo? Eles são bem assistidos? E pelas famílias? Eles são bem assistidos. O abrigo é simples, mas bem cuidado, organizado, limpo. São auxiliados também por uma ONG. Em relação à alimentação, dizem que não precisam de nada. Mas doações de fraldas geriátricas e material de higiene pessoal são sempre bem-vindos. Parece que apenas 1 idoso recebe visita da filha ocasionalmente, todos os outros não recebem visita de ninguém. São totalmente abandonados.

O que motivou esse grupo a fazer essa visita? Quem esteve na visita? Faz um tempo que o Pr. Miquéias estava querendo consolidar projetos para a juventude sair das 4 paredes da igreja e fazer diferença na sociedade. Seguindo os passos do projeto na comunidade "Luz Divina" , onde os jovens se envolvem, lançamos no retiro de carnaval, 3 novos projetos: o abrigo de idosos, a capelania hospitalar e a capelania prisional. A ideia é demonstrar amor ao próximo, cuidar de quem precisa ser cuidado. Nessa primeira visita tivemos 36 jovens.

O que foi mais marcante para você na visita? E para os demais? É muito impressionante ver pessoas que tem uma história de vida, que já viveram tanta coisa; muitos com vários filhos, netos e bisnetos e hoje estão abandonadas, completamente sem ninguém. Faz a gente pensar, dar mais valor a quem está próximo de nós. Foi muito triste ver os velhinhos dependendo de funcionários pra fazer tudo....O que fizemos lá foi apenas investir tempo com eles, bater papo, ouvir histórias, dar atenção... E foi incrível ver como isso faz bem pra eles, como ficaram felizes. Foi abençoador pra eles e pra nós foi muito mais.

Vocês tem algum plano para dar continuidade nos acompanhamentos desses idosos? O que pretendem fazer? Como? Temos planos de dar continuidade ao projeto. Queremos fazer um cronograma de visitas e desenvolver atividades com eles. Algo para devolver auto estima, ocupar o tempo ocioso deles, para fazer com que eles se sintam úteis. Temos ideias de fazer um dia da beleza, com corte de cabelo, manicure e etc; aulas de artesanato, de música; passeios; e outras coisas mais.
Na sua opinião qual é o papel da igreja de Cristo diante de uma situação como essa? A igreja tem papel importantíssimo em situações como essa. Somos cristãos, seguimos o exemplo de Cristo que pregou o amor ao próximo o tempo todo. É muito fácil amar quem está do nosso lado, quem estamos acostumados a amar, mas devemos demonstrar amor a todos. Acredito que é o que Deus espera de nós. Devemos cuidar não só das "almas perdidas", mas seguindo a ideia de missão integral, cuidar também do físico, do psicológico e do ser humano na totalidade.

Abaixo algumas fotos tiradas na visita: