25 de fev. de 2011

Transoeste: prefeitura cassa liminar e começa a demolir casas em favela no Recreio

Luiz Ernesto Magalhães
 
Funcionários da subprefeitura da Barra da Tijuca estão desde a tarde desta quinta-feira na Favela Vila Hamonia no Recreio dos Bandeirantes numa operação para demolir 20 residências. As famílias que moram no local resistem a sair e os próprios funcionários estão retirando os pertences de moradores e colocando em caminhões. A Vila Harmonia será removida para dar contunidade à construção do corredor expresso Transoeste - serviço que terá ônibus articulados e ligará Campo Grande e Santa Cruz a Barra da Tijuca.

A remoção das casas deveria ter ocorrido em dezembro, mas foi suspensa por liminar obtida pela Defensoria Pública do estado no plantão do Judiciário . Na quarta-feira, a procuradoria geral do município conseguiu cassar a decisão em agravo a 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça. Um dos motivos alegados pela prefeitura é que as casas não podem ser regiularizadas por se encontrarem em área projetada para a ampliação da Avenida das Américas.

- Os moradores não têm para onde ir. Essa é uma medida arbirtária. As remoções ocorrem apenas nas comunidades para favorecer a especulação imobiliária na região - reclamou Márcia da Costa, moradora da comunidade.


O subprefeito da Barra da Tijuca, Thiago Mohamed, por sua vez, disse que foram oferecidas opções para os moradores. Segundo ele a maioria concordou em se mudar para imóveis do "Minha Casa, Minha Vida" ou receber indenizações com base em estimativas feitas pela prefeitura em relação ao valor dos imóveis. A previsão de Thiago é que as demolições sejam concluídas até sexta-feira. Restarão apenas cinco lojas que ainda são amparadas por liminar.

- Pelo menos 40 imóveis ainda estão amparados por liminares em várias comunidades do Recreio. Por enquanto isso ainda não atrapalha o cronograma de implantação do Transoeste - disse Thiago.

Entre os imóveis ainda protegidos por liminares estão borracheiros e algumas residências da Vila Recreio, localizada também na Avenida das Américas, mas no sentido Guaratiba.

23 de fev. de 2011

Prevenção a desastres poderá ter recursos obrigatórios

23/02/2011 15:08 - Agência Câmara de Notícias
Otavio Leite: falta de prevenção causou centenas de mortes no Rio.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 60/11, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que inclui entre as transferências obrigatórias da União a estados, Distrito Federal e municípios os recursos necessários para a prevenção a desastres.
A proposta altera a Lei 12.340/10, que já prevê o repasse obrigatório de verba para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de regiões atingidas por desastres naturais.
Leite propõe que, além de exigir recursos para ações de defesa civil, a lei garanta o repasse para medidas de prevenção. "No início deste ano, áreas de risco geradas pela ocupação irregular do solo e pela falta de investimentos do Poder Público causaram a morte de mais de 800 brasileiros e ainda deixaram milhares de desabrigados na região serrana do Rio de Janeiro", lembra o deputado.
Para ter direito ao repasse, diz o texto, o ente federado deve apresentar um plano de trabalho ao Ministério da Integração Nacional.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Igreja Cidadã: O deputado Otávio Leite foi eleito pelo Rio de Janeiro e esse projeto pode ser importante para milhares de famílias que passaram ou ainda podem passar por desastres naturais. O importante é acompanhar e cobrar.

12 de fev. de 2011

Apresentação Linha 4 do Metrô Barra


Notícias divulgadas:

  • Os estudos da FGV referente ao trecho da 1ª FASE (Jardim Oceânico - Gávea) deverão ser apresentados ao Governador semana que vem e divulgados a partir do dia 23/02;
  • R$ 1,3 bilhões é o custo estimado da expansão do Metrô até a Alvorada. Sendo 6 km aproximadamente ao custo de R$ 220 milhões/km
  • Já foram escavados 162 metros do túnel de via em direção a São Conrado e 40 metros do túnel de via em direção ao Jardim Oceânico;
  • Iniciaram nesta semana a construção das paredes de diafragmas do canteiro central da Av. Armando Lombardi que dão sustentação à Estação;
  • A travessia de pedestres, após a conclusão das obras do Metrô, deverá ser feita através da galeria subterrânea do metrô que cortará a Av. Armando Lombardi. Segundo declarações do Dep. Julio Lopes (ex-Secretário de Transportes), não haverá mais sinais de trânsito na Av. Armando Lombardi.
  • Por enquanto, não temos conhecimento sobre estudos ou projetos em desenvolvimento referente à criação de Estacionamentos do Metrô (para implantação do sistema "PARK-AND-RIDE") e sobre possível túnel de integração (subterrânea) com BRT, em virtude do não conhecimento do Projeto da Transoeste.
Fonte: AMAR – Associação dos Moradores e Amigos do Tijucamar e Jardim Oceânico

8 de fev. de 2011

Oportunidade de servir aos irmãos da Batista do Prado


A tragédia da Região Serrana marcou a vida de todos os brasileiros, vimos muita tristeza, dor, desespero e sofrimento. Vimos também a esperança brotar através de ações solidárias que vinham de toda a parte do país. Foram dezenas de caminhões lotados com mantimentos que representavam o carinho e a preocupação dos brasileiros que queriam ajudar de alguma forma.

O Ministério Igreja Cidadã foi a Nova Friburgo no dia 29 de janeiro com 13 voluntários e passou todo o dia ajudando aos irmãos da Igreja Batista do Prado. Descarregar caminhão com mantimentos, arrumar cestas básicas, ajudar na limpeza, foram as tarefas desempenhadas pelo grupo, mas algo de mais precioso foi notado pelas pessoas que estavam lá, a presença de Deus. Durante aquele período conseguimos dar um pouco de descanso aos voluntários que estavam trabalhando desde o início da tragédia incansavelmente. Muitos adolescentes foram valentes e não se intimidaram com o desafio.

Tivemos a oportunidade de levar um pouco de consolo, alegria e paz aos nossos queridos irmãos, foi bênção para eles e para todos os voluntários que estiveram na Igreja Batista do Prado. No próximo sábado, dia 12 de fevereiro teremos mais uma força tarefa. Se puder estar conosco confirme sua participação na secretaria da Igreja.

Veja a seguir as fotos do grupo e o vídeo com o testemunho do Pr. Josué Ebenézer.

Juntos definitivamente, somos melhores.