18 de dez. de 2010

A Transoeste quer passar... por cima dos direitos humanos!

Durante a madrugada do dia 18/12 a Prefeitura do Rio de Janeiro seguiu com as demolições da Comunidade da Restinga no Recreio dos Bandeirantes. Eu acompanhei por algumas horas a operação de destruição e fiquei perplexo com o tratamento imposto pela Prefeitura e pela força policial. Claramente não há entendimento entre o poder público e as pessoas que estão sendo removidas. A Prefeitura alega que as indenizações estão sendo feitas e os moradores dizem que não, que trata-se de uma armação para poder cumprir os prazos da obra.


Para que você entenda melhor o que vem acontecendo a Prefeitura diz que há duas opções para as indenizações dessas famílias: uma é a avaliação dos imóveis e a outra é uma casa em Campo Grande do Programa Minha Casa Minha Vida. O grande embate é que os valores das avaliações são mínimos e não permitiria a compra de qualquer tipo de imóvel em outra Comunidade. Já com relação a casa do Minha Casa Minha Vida, os moradores alegam que vão ter que pagar por elas, apesar da promessa da Prefeitura que as casas serão doadas. De qualquer maneira o processo conduzido pela Prefeitura não atende de forma adequada os direitos dessas pessoas e infligem o que propõe as leis.


Estamos acompanhando o desdobramento dessas remoções e esperamos em Deus que essas famílias possam ter um novo começo, possam ainda receber suas indenizações ou moradias. Veja as imagens da operação da Prefeitura nesta madrugada.